segunda-feira, 20 de maio de 2013

5 regras para manter seus amigos


Toda relação tem "regras ocultas" para seguir e aplicar. Embora isso teoricamente seja instintivo, as pessoas se esquecem e acabam sozinhas, sem amigos


imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
As normas tratadas aqui provavelmente nunca foram enumeradas ou escritas, por isso, está mais do que na hora de perpetuá-las. Siga esse roteiro e tenha amizades que serão para sempre

Fazer amigos e, principalmente, mantê-los é uma etapa do crescimento pessoal, de passarmos de adolescentes para adultos. A amizade pressupõe regras implícitas e óbvias. Porém, devido a essa obviedade, algumas pessoas esquecem essas condutas e perdem seus companheiros. As normas tratadas aqui provavelmente nunca foram enumeradas ou escritas. Por isso, está mais do que na hora de perpetuá-las. Siga esse roteiro e tenha amizades que serão para sempre.



5 regras para manter seus amigos - 1. Não namore o(a) ex do seu amigo(a)

Essa regra se aplica a namoros e a amizades. Se seu amigo(a) saiu com alguém, essa pessoa deve estar fora da sua lista. Primeiramente porque você tem que ajudar e consolar seu colega na hora que ele terminar. A outra razão é que, quando seu companheiro tiver finalmente esquecido o(a) ex, seria esquisito ver o melhor amigo com a pessoa com que ele namorou ao lado. Esta situação traria tudo o que ele lutou para esquecer à tona novamente.

Há exceções à regra? Às vezes, mas só depois de muito tempo, quando não fosse mais difícil ver alguém tão próximo com o ex. Isso deve acontecer quando os dois estiverem realmente esquecido as mágoas e a única coisa que desejarem entre si é o melhor para ambos.


5 regras para manter seus amigos - 2. Não roube amigos

Pode parecer que roubar amigos é bom para aumentar o círculo social. Mas pense nessa situação: você apresenta dois amigos que, até então, não tinham nada em comum. Os três se divertem muito e, depois de um tempo, você acaba perdendo contato com os dois e percebe que é um estranho entre os eles. O pior de tudo é que, enquanto os dois novos colegas estão saindo juntos sempre, você está sozinho.

Você gostaria que isso acontecesse com você? Provavelmente não. Por isso, não faça isso com os outros. É ótimo apresentar amigos e encorajá-los a se conhecerem. Mas é uma regra que você deva incluir o amigo que te apresentou para que este não se sinta excluído. Tudo bem se vocês seguirem outros caminhos ou, quanto mais o tempo passa, menos coisas em comum vocês tenham. Mas simplesmente fazer uma amizade através de um antigo amigo e, instantaneamente, deixar de sair com ele para andar com o novo é roubar um amigo e isso é imperdoável.


5 regras para manter seus amigos - 3. Equilíbrio

Teoricamente, amizade é compartilhar. Isso significa que vocês revezam ao escolher o que fazer, onde ir, quem deve dar carona, quem deve pagar a conta ou a balada, etc. Além da questão material, o equilíbrio também tem que vir por sentimento. Por exemplo, não passa o tempo todo contando sobre os seus problemas, sobre os seus relacionamentos, sobre a sua vida. Afinal, ele não é seu psicólogo e, sim, seu amigo.


5 regras para manter seus amigos - 4. Estar lá quando ele(a) precisar

Não há nada pior quando você precisa do seu amigo e ele não está lá. Há muitas pessoas assim, que só estão ao seu lado quando lhes convém, e quando as coisas se complicam, eles desaparecem. A verdadeira definição de amizade refere-se a quando você tem alguém que sempre está lá por você.

Estar lá pelo seu colega significa:
Defendê-lo contra fofocas
Estar disponível quando as coisas estiverem difíceis
Lutar contra quem o acusou com calúnias
Falar das suas qualidades dele quando alguém não o conhece


5 regras para manter seus amigos - 5. Não fure com eles

Os amigos aparecem quando falam que vão chegar. Isso é óbvio. Por isso, não cancele compromissos, saídas, reuniões. Isso chateia e, mais uma vez, mostra que você só está com eles quando convém. Por isso, se você quer manter uma amizade, honre seus compromissos menores (uma "balada") ou os maiores (quando ele(a) passou por um divórcio, perdeu um parente, ou foi despedido).

A Universia aconselha que você guarde suas amizades muito bem. Elas ajudam na carreira, a aliviar oestresse, a ser mais feliz e até no desempenho escolar. Aliás, o assunto Amizade foi tema da redação de 2007 da Fuvest!

Clique aqui para ver o site

Nenhum comentário:

Postar um comentário