segunda-feira, 20 de maio de 2013

Como manter um bom relacionamento no trabalho


Os dez para manter um bom relacionamento no trabalho

São quase constantes as reclamações de funcionários que necessitam conviver diariamente no espaço do trabalho. Aqui estão algumas dicas para melhorar os conflitos do dia-a-dia.
1 - Seja cordial com todos os colegas, mas evite conversas muito pessoal. A vida pessoal de cada um deve ficar fora do âmbito do trabalho. Quanto mais se sabe sobre a vida pessoal de alguém, mais intimidade se adquire. Consequentemente, a intromissão em campos não profissionais.
2 - Escute o que o outro tem a dizer, mas quando for algo que pode gerar um conflito, não leve para o lado pessoal. Aborde a questão em uma reunião. As coisas devem ser tratadas de modo profissional. Isto ajuda a se distanciar das discussões entre duas pessoas.
3 - Seja sorridente, amável, não leve seus problemas pessoais para o trabalho, mas caso não esteja bem consigo mesmo, lembre-se de tratar os outros com educação.
4 - Evite apontar o que o colega deixou de fazer. Ocupe-se com sua tarefa. Cada um é responsável pela sua atividade e responde pelo que faz.
5 - Caso precise se defender de alguma acusação, seja firme  nas palavras, não perca a paciência, controle a ira e construa argumentos para sua defesa. Caso você tenha cometido o erro, diga a verdade e comprometa-se a corrigir a falha. Não é vergonha errar, mas é falta de ética e de profissionalismo mentir ou jogar a culpa em outras pessoas.
6 - Procure ser cordial com todos, mas se afaste dos colegas escandalosos, que fazem da raiva, da ira ou do mal-humor uma ferramenta para prejudicar as relações humanas no trabalho.
7 - Faça o melhor que puder na sua função, mas ajude algum colega que pedir sua ajuda. Caso não peça sua ajude, pergunte primeiro se ele deseja ser ajudado. Às vezes queremos ajudar, mas o outro não deseja ser ajudado.
8 - Veja em cada colega um colaborador. Cada um tem suas dificuldades e suas potencialidades, mas procure ver o lado bom que cada um apresenta. Se virmos apenas o lado difícil das pessoas, a convivência fica insuportável.
9 - Evite brincadeiras que podem ofender. Ser alegre não quer dizer que tenha que ser brincalhão o tempo inteiro, este tipo de pessoa não é agradável e pode deixar os outros pouco à vontade diante de alguém que brinca demais.
10 - Não seja inconveniente. Se algum colega veio com uma roupa, penteado, bolsa, etc. que chama a atenção por não ser bonito, evite dar relevância a estas questões. Cada um é livre para usar aquilo que lhe agrada. Caso seja algo que não condiz com a função, cabe ao chefe conversar com a pessoa e explicar o inadequado da situação.
Se cada pessoa olhar mais para seu trabalho, construir a amizade fraterna e resolver conflitos em reuniões adequadas, a vida no trabalho se torna menos difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário