segunda-feira, 20 de maio de 2013

Como mudar?


Como mudar um comportamento?


como mudarNão há uma só pessoa que não queira mudar algo em suas atitudes: Ser mais extrovertido e espontâneo, magoar-se menos com as palavras duras recebidas, ser mais proativo e conquistar novos campos profissionais, saber conquistar um novo amor, controlar a ansiedade, livrar-se do pânico, enfim a lista é gigante.

As dificuldades em mudar costumam aparecer quando o medo impede de encarar novas situações ou simplesmente por não saber que caminho seguir para atingir as metas.

Algumas dicas para conquistar mudanças em você:


- Defina exatamente aonde quer chegar
Qual é sua meta? Não defina em termos negativos como por exemplo “quero deixar de ser ansioso e preocupado com tudo”, coloque em termos positivos como “quero responder com alegria ao próximo convite para assumir novas responsabilidades na empresa e realmente desfrutar o crescimento profissional”. Saber aonde quer chegar encurta muito o caminho.

- Insista
Só porque você não obteve resultados da primeira vez não significa que nunca conseguirá, só significa que você ainda não domina o novo comportamento, e vamos lá, só alguém muito arrogante acha que realizará com perfeição logo da primeira vez.

- Repita
Cada vez que você repete um novo comportamento seu cérebro consolida as conexões deste aprendizado, por exemplo, você que ser mais sociável e para isso está treinando iniciar conversas com pessoas que ainda não conhece. Cada vez que você repete este comportamento seu cérebro vai lhe passar a informação de que esta é uma atitude comum em seu repertório e vai enfraquecendo a informação de que você é meio desajeitado para estas coisas.

- Aprenda com os erros
Use cada mancada que quer (claro que você dará mancadas, você não é uma máquina, é um ser humano) olhe para ela de frente, nada de fazer de conta que nada aconteceu, verifique quais mudanças serão necessárias da próxima vez.

- Pratique ensaio mental
Muitas vezes não arriscamos um novo comportamento, como por exemplo enfrentar o chefe linha dura, por não saber como nos sentiremos e o que poderemos fazer caso a coisa esquente. Para sair dessa feche os olhos e veja-se na situação, imagine-se em todo o processo desde o momento que você sai de sua cadeira até o momento que se coloca elegantemente diante do chefe que respondeu rispidamente. A cada vez que você fizer este ensaio mental se tornará mais intimo da nova situação e quando estiver lá, será como realizar algo que está muito acostumado.

- Treine a respiração diafragmática
Deixamos de fazer muita coisa simplesmente porque a ansiedade nos tira o folego para prosseguir. Para isso faça todos os dias, 3 vezes por dia, uma respiração profunda onde o ar infla sua barriga quando inspirado e murcha a barriga quando expirado.

- Procure um psicólogo
Muitas vezes você tenta mas não sai do lugar porque há aspectos internos, vivencias que te marcaram, bloqueios internos que são inacessíveis para você mesmo. Entenda que um médico não consegue operar seu próprio corpo, e você também tem limites para entender com clareza todas os subterfúgios mentais que sua psique constrói para impedir que você mude alguma coisa.
Entenda que quando há resistência em mudar é porque algo dentro de você o está prendendo por pura auto defesa – que claramente não está dando muito certo. Lembre-se que todo muro de proteção só funciona até o ponto que não te isola do mundo.

Clique aqui para ver o site

Nenhum comentário:

Postar um comentário