segunda-feira, 20 de maio de 2013

Como vencer a timidez



Sociofobia , Fobia Social, Timidez. Como posso lidar com isso?
Conselhos para sair mais não adiantam porque minha familia, praticamente, não deixa nem eu ir à esquina.
PSICÓLOGO :
Você precisa aprender a enfrentar essa família.
Eu fico imaginando como deve ser a vida de uma pessoa adulta que tem seu direito de ir e vir impedido pelas pessoas que, teoricamente, mais ama. Precisamos identificar se você é tímido porque sua família não lhe permite oportunidades para iniciar e manter relacionamentos sociais, e sendo assim não tem chances de praticar a arte das relações sociais, ou se eles são todos tímidos e você recebeu a carga genética a timidez (sim existe origem genética na dificuldade de falar com pessoas).
Mas identificar o motivo de sua timidez é apenas um dos passos, o mais importante é que você deseja ser diferente. Isto é ótimo, pois sem a motivação necessária a mudança não ocorre. E para que você comece a mudar segue algumas dicas - que são algum dos passos da psicoterapia voltada para superação da timidez (ou fobia social como é tecnicamente conhecida):
- Identifique quais são as ações mais difíceis para você. Seria começar uma conversa com uma pessoa que ainda não conhece muito bem? Seria paquerar? Seria falar e participar da roda dos próprios amigos? Ou será que você não se sente à vontade para falar com seu chefe ou clientes e assim tem sua vida profissional limitada?
- Identifique situações de sua vida que lhe causaram algum trauma de forma a ser uma pessoa fechada hoje em dia.
- Agora identifique quais são os pensamentos que impedem que você seja espontâneo. Será que você pensa que sua idéias são ridículas e ninguém se interessará por elas? Será que você acha que é invisível e as pessoas nem percebem que você existe?
- Avalie estes pensamentos e veja se são apenas pensamentos automáticos limitantes. Tire a prova - faça testes para verificar a realidade destes pensamentos.
- Procure outras formas,mais racionais de ver sua relações interpessoais.
E por fim, algumas dicas gerais:
- Aproveite todas as menores atividades para se relacionar com outras pessoas, nem se for pra bater um papinho informal com o atendente da padaria, conversar sobre o tempo com o cara da fila do banco, etc.
Não sei sua idade, mas tente mostrar pra sua família que você tem direito sim de estar no mundo e participar da vida (sempre de forma saudável, claro). E o principal, não deixe que entre em sua cabeça a idéia de que você não merece se relacionar com pessoas , não se deixe convencer disso. ok? Caso perceba que está difícil trilhar sozinho estas etapas de superação procure um psicologo. ele saberá lhe orientar passo a passo.
OUTRAS PERGUNTAS REFERENTES AO TEMA: TIMIDEZ / FOBIA SOCIAL
Você conhece alguém que já passou pelo problema da Fobia social?
Estou no inicio do tratamento, mas está bem difícil, pois é claro que no inicio não vou sentir minhas mudanças, mas fico ansiosa em saber se vou conseguir ser alguém equilibrada.
PSICÓLOGO :
Sim, já vi muita gente sair da terapia de Fobia social conseguindo ser totalmente espontânea nas festas e em toda situação formal ou informal. Apesar deste ser um transtorno de ansiedade muito debilitante, sempre é possível aprender habilidades sociais e se comportar de forma espontânea e tranqüila em todas as situações.
Muita timidez pode ser doença?
PSICÓLOGO :
O que define algo como doença é o grau de sofrimento que atinge a pessoa. A timidez quando em doses menores não faz mal algum, faz parte do ser humano. Mas se a timidez lhe causa sofrimento a ponto de causar prejuízo social, financeiro, etc, aí sim dizemos que você entrou no nível da Fobia social.
Isto é algo que pode ser tratado com terapia. Há possibilidade de você se treinar para ser mais espontâneo, não se incomodar tanto com o que os outros pensam de você, e conseguir falar, fazer, ir e vir de todo lugar.
S empre fui muito tímida
Estou sofrendo muito não sei o que esta acontecendo comigo. Há um ano não consigo me controlar e só consigo sair de casa se eu beber umas 3 cervejas.
PSICÓLOGO :
Parece fobia social, mas pode ser fobia de desempenho. Bem parecida com a fobia social , mas tem a característica de ser diretamente relacionada a situações onde você deverá mostrar desempenho, mesmo que seja só para escrever ou falar seu nome. Seu estado está grave, já entrou na famosa “extroversão liquida” – só consegue se relacionar socialmente de o álcool ajudar a desinibir – isto é terrível emocional e organicamente falando.
Dica, mais do que dica, uma orientação de quem sabe do que está falando: Faça terapia. Você chegou a um ponto de grande sofrimento e limitação da rotina diária.
Sempre os outros
Marisa, por que será que as pessoas vivem em função da aprovação ou reprovação dos outros? Tem a ver com o seu sistema de crenças?Alguma dica?
PSICÓLOGO :
A psicologia evolutiva nos dá uma informação valiosa:
- O homem primitivo que sobreviveu (e deixou descendentes, que somos nós) foi aquele que percebeu que quanto mais "querido" pelos outros melhores suas chances de sobreviver e procriar, e manter a espécie.
Não somos mais primitivos, mas herdamos uma crença de que quanto mais o outro nos aprova... melhor.
Daí alguns saem para a vida fazendo loucuras... Presta tanta atenção no que o outro quer dele que isso mais importante do que ele mesmo quer.
Mas o pior de tudo é que esta pessoa pode muito errar em seu julgamento e considerar que o outro quer dele um comportamento X, quando o outro gostaria muito mais de comportamento Y.
Por exemplo, um funcionário que morre de medo de perder o emprego. Para agradar ao chefe tenta ser o mais "bonzinho" possível, mas na realidade o chefe quer mais é que ele assuma desafios, fale mais alto, etc.
Timidez Como fazer para perde-la ou ao menos conviver com, sem atrapalhar no convívio em sociedade?
PSICÓLOGO :
Timidez a gente controla, esta é uma das características de personalidade, portanto dá para aprender a conviver. Se a timidez estiver limitando sua vida, se você está perdendo oportunidades por causa dela... enfrentar é a solução. Temos diversas técnicas que ajudam: Treino de habilidades sociais, desensibilização, treinamento de relaxamento, etc.
Medo
Fobia
Fobia específica
Timidez
Solidão

timidez

Sociofobia , Fobia Social, Timidez. Como posso lidar com isso?

Conselhos para sair mais não adiantam porque minha familia, praticamente, não deixa nem eu ir à esquina.

PSICÓLOGO : Você precisa aprender a enfrentar essa família. Eu fico imaginando como deve ser a vida de uma pessoa adulta que tem seu direito de ir e vir impedido pelas pessoas que, teoricamente, mais ama. Precisamos identificar se você é tímido porque sua família não lhe permite oportunidades para iniciar e manter relacionamentos sociais, e sendo assim não tem chances de praticar a arte das relações sociais, ou se eles são todos tímidos e você recebeu a carga genética a timidez (sim existe origem genética na dificuldade de falar com pessoas). Mas identificar o motivo de sua timidez é apenas um dos passos, o mais importante é que você deseja ser diferente. Isto é ótimo, pois sem a motivação necessária a mudança não ocorre. E para que você comece a mudar segue algumas dicas - que são algum dos passos da psicoterapia voltada para superação da timidez (ou fobia social como é tecnicamente conhecida):- Identifique quais são as ações mais difíceis para você. Seria começar uma conversa com uma pessoa que ainda não conhece muito bem? Seria paquerar? Seria falar e participar da roda dos próprios amigos? Ou será que você não se sente à vontade para falar com seu chefe ou clientes e assim tem sua vida profissional limitada? - Identifique situações de sua vida que lhe causaram algum trauma de forma a ser uma pessoa fechada hoje em dia. - Agora identifique quais são os pensamentos que impedem que você seja espontâneo. Será que você pensa que sua idéias são ridículas e ninguém se interessará por elas? Será que você acha que é invisível e as pessoas nem percebem que você existe? - Avalie estes pensamentos e veja se são apenas pensamentos automáticos limitantes. Tire a prova - faça testes para verificar a realidade destes pensamentos.- Procure outras formas,mais racionais de ver sua relações interpessoais.E por fim, algumas dicas gerais: - Aproveite todas as menores atividades para se relacionar com outras pessoas, nem se for pra bater um papinho informal com o atendente da padaria, conversar sobre o tempo com o cara da fila do banco, etc. Não sei sua idade, mas tente mostrar pra sua família que você tem direito sim de estar no mundo e participar da vida (sempre de forma saudável, claro). E o principal, não deixe que entre em sua cabeça a idéia de que você não merece se relacionar com pessoas , não se deixe convencer disso. ok? Caso perceba que está difícil trilhar sozinho estas etapas de superação procure um psicologo. ele saberá lhe orientar passo a passo.

OUTRAS PERGUNTAS REFERENTES AO TEMA: TIMIDEZ / FOBIA SOCIAL

Você conhece alguém que já  superou o problema da Fobia social?

Estou no inicio do tratamento, mas está bem difícil, pois é claro que no inicio não vou sentir minhas mudanças, mas fico ansiosa em saber se vou conseguir ser alguém equilibrada.
PSICÓLOGO : Sim, é possível, já vi muitos pacientes sairem da terapia de Fobia social conseguindo ser totalmente espontânea nas festas e em toda situação formal ou informal. Apesar deste ser um transtorno de ansiedade muito debilitante, sempre é possível aprender habilidades sociais e se comportar de forma espontânea e tranqüila em todas as situações.

Muita timidez pode ser doença?

PSICÓLOGO : O que define algo como doença é o grau de sofrimento que atinge a pessoa. A timidez quando em doses menores não faz mal algum, faz parte do ser humano. Mas se a timidez lhe causa sofrimento a ponto de causar prejuízo social, financeiro, etc, aí sim dizemos que você entrou no nível da Fobia social. Isto é algo que pode ser tratado com terapia. Há possibilidade de você se treinar para ser mais espontâneo, não se incomodar tanto com o que os outros pensam de você, e conseguir falar, fazer, ir e vir de todo lugar. S empre fui muito tímidaEstou sofrendo muito não sei o que esta acontecendo comigo. Há um ano não consigo me controlar e só consigo sair de casa se eu beber umas 3 cervejas.
Parece fobia social, mas também pode ser fobia de desempenho. Bem parecida com a fobia social , mas com a característica de ser diretamente relacionada a situações onde você deverá mostrar desempenho, mesmo que seja só para escrever ou falar seu nome. Seu estado pode estar grave se já entrou na famosa “extroversão liquida” – só consegue se relacionar socialmente de o álcool ajudar a desinibir – isto é terrível emocional e organicamente falando. Dica, mais do que dica, uma orientação de quem sabe do que está falando: Faça terapia. Você chegou a um ponto de grande sofrimento e limitação da rotina diária.

Por que será que as pessoas vivem em função da aprovação ou reprovação dos outros? Tem a ver com o seu sistema de crenças?Alguma dica?

PSICÓLOGO : A psicologia evolutiva nos dá uma informação valiosa: - O homem primitivo que sobreviveu (e deixou descendentes, que somos nós) foi aquele que percebeu que quanto mais "querido" pelos outros melhores suas chances de sobreviver e procriar, e manter a espécie. Não somos mais primitivos, mas herdamos uma crença de que quanto mais o outro nos aprova... melhor. Daí alguns saem para a vida fazendo loucuras... Presta tanta atenção no que o outro quer dele que isso mais importante do que ele mesmo quer. Mas o pior de tudo é que esta pessoa pode muito errar em seu julgamento e considerar que o outro quer dele um comportamento X, quando o outro gostaria muito mais de comportamento Y. Por exemplo, um funcionário que morre de medo de perder o emprego. Para agradar ao chefe tenta ser o mais "bonzinho" possível, mas na realidade o chefe quer mais é que ele assuma desafios, fale mais alto, etc.

Timidez Como fazer para perde-la ou ao menos conviver com, sem atrapalhar no convívio em sociedade?

PSICÓLOGO : Timidez pode ser controlável, mesmo sendo uma características de personalidade é possivel aprender técnicas de superação. Se a timidez estiver limitando sua vida, se você está perdendo oportunidades por causa dela a solução pode estar no enfrentamento. A psicologia desenvolveu diversas técnicas que ajudam: Treino de habilidades sociais, desensibilização, treinamento de relaxamento, etc.





timidezEntrevista cedida pela psicóloga Marisa de Abreu para o portal UOL

Timidez desde a infância


- O que podemos apontar como principais causas da timidez em crianças?

Psicóloga : Podem ser 3 fatores – Genética, Característica de personalidade ou ambiental.
A personalidade de cada um é o “jeitão” que a pessoa tem, não necessariamente genético, ou seja não seria necessário pais ou familiares tímidos para a criança ser tímida, ela é porque é sua característica e pronto.
Os fatores ambientais se referem as oportunidades que a criança teve de aprendizado para ser mais ou menos espontânea.

- Timidez: nascemos com ela ou nos tornamos tímidos?

Psicóloga :: Pode ser os dois. Uma pessoa que tem a personalidade introvertida ou adquiriu esta característica de seus pais nasceu tímida. Por outro lado uma criança que não recebeu apoio dos pais para se expressar, ou pelo contrário sempre foi reprimida e ensinada a ficar quieta, não foi incentivada a conquistar amigos, leva bronca cada vez que pretende contar coisas sobre si mesmo ou sobre o seu dia pois os pais consideram que ela está “atrapalhando”, ela se torna tímida. Pais que elogiam demais uma criança por ser obediente poderá incentivar a introversão da criança, pois a leitura que ela fará é que “quanto mais quietinha eu ficar e não responder aos meus pais, mesmo que me sinta muito incomodada” mais eles gostarão de mim.

- Por que algumas crianças são mais tímidas do que outras? As vezes na mesma família um irmão é tímido e o outro não. Como explicar?

Psicóloga : Por um lado a explicação seria a mesmo de porque um irmão nasceu com olho azul e outro não – a genética é aleatória. Por outro lado não há o que explique as características de personalidade, as pessoas nascem com estas características (introversão e extroversão) e pronto. Mas também não devemos esquecer os fatores ambientais e que por mais que os pais pensem que criam os filhos de forma idêntica cada um recebe informações em momentos diferentes e que podem causar impactos diferentes. Se no momento do desenvolvimento interpessoal da criança os pais estão com mais problemas no trabalho nem perceberão que a criança está se tornando mais quietinha, talvez eles até agradeçam por ela “não dar trabalho”.

- Quais são as dificuldades que uma criança tímida enfrenta no dia a dia?

Psicóloga : A criança tímida perde oportunidade de uma gama mais rica em relacionamentos, tanto com outras crianças como com adultos e, assim ter o seu aprendizado em relacionamentos interpessoais limitado. Essa criança brincará menos, e treinará menos sua resistência à frustração, pois não se arriscará a falar e fazer coisas que terão consequências que serão importantíssimas para o desenvolvimento da percepção do que seria adequado e de como as outras pessoas reagem e como deve alinhar suas investidas para obter o que deseja.

- Timidez causa sofrimento na criança? Se sim, por que e como?

Psicóloga : Sim, as pessoas que se sentem bem com poucos relacionamentos interpessoais são as que aprenderam a lidar com isso, mas faz parte da natureza do ser humano ter pessoas por perto, poder contar com pessoas, identificar em quem podem confiar. Uma criança tímida não se percebe inserida em um grupo, pelo contrário se sente excluída de um universo muito parecido com ela mesma (crianças da mesma idade, estudando na mesma escola, com a mesma professora) mas ela considera que as outras são “privilegiadas” e ela imagina que deva ter algum defeito, pois passa a acusar-se por ser menos interessante para as outras pessoas, sem perceber que foi ela mesma que se excluiu.

- Qual é o papel do ambiente na vida de uma criança tímida? Ele influencia no sentido de que se a criança nasce em uma família de pais tímidos ela tem grandes chances de ser tornar tímida também? Ou isso não tem nada a ver?

Psicóloga : O ambiente é muito forte. Podemos dizer que importa mais que genética e personalidade, pois mesmo nascendo tímida uma pessoa pode aprender habilidades sociais (na terapia cognitiva há um protocolo específico para estes casos, que em termos formais são chamados de Fobia social). Mas o inverso também é verdadeiro, mesmo que não haja uma genética nem personalidade introvertida, uma criança se torna tímida pelo simples fato de que muito de nosso aprendizado se faz pela observação. Para uma criança é muito importante determinar o que é certo e o que é errado, e se ela observa seus pais recusando convites para interações sociais (festas, reuniões, etc), pais que não convidam pessoas para frequentar sua casa, que não conversam muito entre si, que apresentam apenas respostas monossilábicas, que sorriem pouco e nunca riem de verdade, não demostram espontaneidade mas apenas comportamentos sóbrios e formais. Tudo isso “ensina” a criança a ser introvertida.
As punições também formam um tímido. Criança que é punida porque brincou na hora errada e não recebeu a devida explicação e nem o acolhimento quando se mostrou arrependida se tornará tímida – ela perceberá que para ter alguma aprovação do pais deve ser a mais “múmia” possível.

-Como decidir que hora a criança tímida deve ser encaminhada a um profissional que possa ajudá-la?

Psicóloga : Quando perceber que esta criança está sofrendo com sua timidez. Quando houver limitação no desenvolvimento e aproveitamento na escola.

- Para os pais: no dia a dia, como ajudar uma criança a se tornar mais desinibida? Por ex.: "no restaurante, deixe que a criança faça o pedido de toda a família ao garçom. Encoraje-a dizendo que ela é muito esperta. Se ela tiver dificuldade, comece ajudando-a e, aos poucos, deixe que ela conduza".

Psicóloga : Não se deve nunca elogiar a inteligência mas sempre elogiar o esforço. A inteligência é logo percebida como algo que alguém tem ou não tem, mas o esforço depende de cada um. Fazendo isso os pais estão incentivando que ela se manifeste, que fale, escolha, tente e não se incomode com as consequências pois a cada consequência ruim há um aprendizado e uma percepção do que não fazer na próxima vez.
Deve-se incentivar que a criança faça escolhas, que roupa prefere, o que vai comer, etc. Mas sempre com o devido equilíbrio, não devemos ensinar que ele pode escolher pelas outras pessoas ou escolher sempre que roupa usar mesmo que faça escolhas inadequadas. Os pais devem ensinar que as regras sempre existirão. Não vale a pena formarmos crianças tiranas extrovertidas.
Os pais devem mostrar sempre que ter iniciativa é algo muito bom. Mostrar que ele pode convidar amigos a frequentarem sua casa, que ele pode bolar brincadeiras e sugerir atividades ao seu grupo –  ensinando que nem sempre será atendido e que isso faz parte do jogo.
Elogiar a cada vez que a criança se mostrar adequadamente espontânea. Demonstrar interesse por suas atividades e histórias sobre seu dia.
Ensinar a ter sua próprias opiniões – considerando que as opiniões dos outros também são válidas.
Não proteger demais excluindo a criança de brincadeiras e atividades que envolvam outras pessoas.
Não debochar da criança quando uma tentativa de exposição for mal sucedida. Por exemplo no teatro da escola, mas incentiva-la a continuar se aprimorando.

Clique aqui para ver o site

Nenhum comentário:

Postar um comentário